Conselheiros foram eleitos para mandato que vai até 2028

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (10) a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares de Volta Redonda, eleitos por meio de voto popular em outubro do ano passado. Conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, a solenidade ocorreu no auditório do Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades que trabalham diretamente na proteção da criança e do adolescente.

Os dez novos conselheiros eleitos em Volta Redonda, que irão trabalhar nos próximos quatro anos nos Conselhos Tutelares I e II do município, terão a missão de garantir os direitos e deveres relativos às crianças e adolescentes de Volta Redonda, para que sejam preservados e pautados de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Paloma de Lavor Lopes, ressaltou que é dever da família e do estado proteger todas as crianças e adolescentes.

“Enquanto os conselheiros de direitos estão ali para fiscalizar e monitorar as políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes, a obrigação do Conselho Tutelar é de garantir esses direitos. É uma atuação sempre em parceria, na qual precisamos que o Conselho Tutelar aja de forma correta para garantir os direitos das crianças, e, assim, possamos monitorar as políticas públicas”, afirmou Paloma.

Representando o prefeito Antônio Francisco Neto, o secretário do Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov), Carlos Macedo, agradeceu a presença de todos e ressaltou que faz parte do processo de eleição dos conselheiros tutelares desde 1999.

“A nova composição do conselho teve uma renovação de 60%, como seis novos membros. De acordo com o resultado da eleição, tivemos 8.164 votos válidos. O trabalho do Conselho Tutelar é de extrema importância. Na próxima eleição precisamos convocar a comunidade para aumentar o número de eleitores, com uma participação maior da sociedade civil. Assim eles poderão entender qual o papel dos conselheiros junto aos direitos da criança e adolescente”, ressaltou o secretário.

O vereador Vander Temponi Faria, que estava representando os demais vereadores presentes, reafirmou o compromisso do legislativo com as crianças e adolescentes da cidade.

“Não vamos medir esforços para fortalecer, cada dia mais, o Conselho Tutelar de Volta Redonda. Parabéns a todos que estão assumindo esse importante trabalho, que não é fácil”, disse o vereador.

O conselheiro tutelar Bruno Baptista Nicolau, que foi reeleito, agradeceu a todos os envolvidos nesse processo e, especialmente, ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“Nós, conselheiros tutelares, estamos cientes das nossas responsabilidades e assumimos o compromisso de realizar nosso trabalho junto ao ECA. Estamos à disposição de todos para discutir ações que visem a garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, ressaltou o conselheiro.

Os dez novos conselheiros tutelares empossados, que atuarão de 2020 a 2024, são: Thiago Brum Leite, Marcia de Souza Cruz e Silva; Ligia da Silva Penha Pereira; Karoliny Ferreira Machado Campos; Rodrigo Pereira Mendes; Bianca de Almeida Costa; Angélica Gabriene Camila Alves Santos; Neandro de Souza Chaves; Daniela Aparecida de Souza Gastão; e Bruno Baptista Nicolau.

Foto de Geraldo Gonçalves - Secom/PMVR